Foto de Daniel Filipe Rodrigues



Contemplo a vida


Esta é a minha cadeira de Outono

o lugar da minha cópula com a vida

que tento possuir como nunca fui capaz

como se prestasse atenção 

ao meu coração a bater

neste enlace descubro-lhe o corpo

nas suas cores e nas suas sombras

e nesta cópula de Outono 

descubro-me homem

na minha profundidade

ocidental no lugar onde me hospedo

lúcido em vários regressos do caos


indignado com a minha resignação 

fico-me nesta cadeira de Outono

o lugar da minha cópula com a vida

esperando pela próxima Primavera.



 

16 comentários:

  1. OUTONAIS 🍂 dum inverno que se aproxima, mas que, por desgraça, não reflorirá jamais em nenhuma PRIMAVERA 🦋

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Primavera chegará também mesmo que nós não estejamos no nosso lugar.

      Eliminar
    2. Afinal, o poeta também não compreendeu as minhas palavras‼️
      Substituía PRIMAVERA por JUVENTUDE e então compreenderá o que eu queria expressar.

      As fotografias do primogénito primam na perspectiva e beleza.

      Eliminar
    3. Ah, desculpe, não apanhei a mensagem.
      Agora sim, o comentário faz todo o sentido.

      Eliminar
  2. Gostei e espero contigo que o Verão chegue:)! A foto é linda e mostra as várias camadas para se adaptarem às estações.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Terra continuará a girar e a andar à volta do Sol.
      Um abraço m

      Eliminar
  3. Bom dia
    A primavera e o outono são sem dúvida as estações preferidas dos poetas .
    Porquê ?

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as estações mais belas. O Inverno também serve aos poetas. o Verão nem tanto, serve mais para canções sobre as férias dos emigrantes.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. O poema é tão esplêndido quanto essas árvores desnudadas, mas eu vejo o Outono como uma subserviente antecipação do Inverno desde que a minha tiroide deixou de funcionar e o frio passou a ser um risco muito real para a minha sobrevivência... Já à Primavera, vejo-a como uma gaiata bela e atrevida que consegue impor-se ao gelado Inverno e se enfeita de flores antes de abrir a porta à imponência do escaldante Verão.

    Um grande abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário descreve muito bem as imagens que imagina.
      Afinal, o Outono é um apeadeiro entre duas estações.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  5. “Tão breve o Verão, antes do Outono e, depois, o Inverno.” , J. M. Coetzee
    Assusta o ritmo desenfreado da passagem do tempo... Resignados, esperemos para saber até nos levará.
    Gostei Luis. Da foto e do poema.
    Beijo, um Outono com saúde.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário muito agradável de um simpático Anónimo, a quem agradeço.

      Eliminar
    2. Como anónimo?!
      Sou eu, a Teresa Dias.
      Parece que desaprendi...
      Beijo Luis.

      Eliminar
    3. Sim, apareceu como Anónimo. Fico contente com o seu regresso.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. VENTANA DE FOTO deixou um novo comentário na mensagem "":

    Disfrutemos todo lo que podamos del otoño, porque el tiempo más que corre, parece que vuela.
    Un abrazo

    ResponderEliminar