Foto de Ana Luís Rodrigues



Poema com destinatário 


Alguém me perguntou

como me encontro com a beleza

todos os dias

e faço dela uma voz ___

___ procurei a resposta


no momento de nascer

nos pais agora num lugar longínquo 

na morte dos meus irmãos 

nas ilusões sobre a paixão 

nos encontros falhados com o amor

no arrastar dos pés 

na sede e na fome

nas nódoas negras

nos risos e nas lágrimas 


mas finalmente

nos filhos como reduto de vida

uma contradição 

entre o sofrimento e a felicidade


este é um céu 

que tenho atrás da porta

nuns dias chove noutros faz sol

é assim que vai nascendo

a minha colheita.



 

18 comentários:

  1. Bom dia
    É preciso o destinatário assim o entenda.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer5 de dezembro de 2023 às 12:33

    „Onde vais buscar tanta coisa bela todos os dias?“
    Na resposta do POETA falta uma palavra: TALENTO artístico e poético.

    A perspectiva da fotografia é fenomenal que me lembra as fotografias do irmão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgamento benevolente o seu, mas agrada-me.
      Todos os meus filhos têm uma estreita ligação com a arte.

      Eliminar
  3. Li todos os poemas que produziu nos últimos dias, em que estive fora.
    Assim, percebi quem logo quem era o destinatário, pelo comentário
    de Joaquim Rosário.
    Este é um dos seus mais lindos poemas, o inventário de uma vida,
    um belo resumo feito a partir do coração, concluindo com uma colheita
    excelente e proveitosa colheita.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. leia-se:
      ...percebi logo quem era o destinatário...

      Eliminar
    2. E a "colheita" é só uma vez...
      Ainda tonta da viagem.
      outro abraço

      Eliminar
    3. Cara Olinda, é muito simpático o seu comentário, serve muito de estímulo para continuar a comunicar com os meus indispensáveis leitores.
      Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Boa Tarde Caro Poeta/Pintor
    Um poema onde a semente foi bem semeada, pois só assim se faz a colheita.
    A foto está espectacular.
    Uma semana abençoada cheia de saúde.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim a terra ajude e fique em silêncio, apenas a deixar crescer a poesia.
      Também acho bonita esta foto.
      Boa semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Boa tarde Luís,
    Um poema belíssimo numa sublime resposta à questão inicial.
    Gostei imenso.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Um belíssimo poema. Um quadro de uma vida, feito de palavras, de quem nasceu com o talento para elas, e a poesia no coração.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Elvira, sempre simpática nos seus comentários. É a vida que nos inspira.
      Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Um poema ternurento escrito por um pai embevecido. Filhos são sementes preciosas.
    Foto fantástica.
    Beijo Luis. Um Dezembro feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, os filhos são a nossa ambiguidade entre o sofrimento e a felicidade dado que são decisão nossa.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Só tenho uma mas gosto imensamente dela, por isso entendo-o.

    ResponderEliminar