Falo para mim próprio daqui a cem anos 


És antigo 

do tempo ainda do sortilégio da tecnologia

das conexões globais

e da presença instantânea na cara do outro


encerra a tua infância de vez

para que nunca mais tenhas de voltar

a esses lugares antigos


estás no futuro 

sem que saibas ainda o que isso é 

mas ainda assim que não se interrompa a esperança 

da descoberta como acto vivificante


ainda que ficar à espera nem sempre seja compensador

aproveita para não desarrumar a memória

não metas as mãos na tristeza


dizem que

a melancolia é um encargo dos poetas

por isso enquanto esperas canta uma canção inútil 

para mostrares que ainda estás vivo


és antigo

encerra a tua infância 

estás no futuro.



 

14 comentários:

  1. Daqui a 💯 anos a poesia está nas mãos da I.A.
    Felizmente, o poeta já não está cá para sofrer com isso.
    Este quadro não me é desconhecido — gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A I.A. ,certamente, matar-nos-à a todos em vida.
      O quadro é acrílico sobre tela da minha autoria já de 2024.

      Eliminar
  2. "não metas as mãos na tristeza" (que frase bonita), mas se meteres, que seja para a enrolar devagarinho num tapete que seja capaz de voar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase diria que a nossa imaginação está sempre a voar num tapete mágico.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Estas tuas palavras todas elas comoveram-me mas mais ainda estas:
    "ainda que ficar à espera nem sempre seja compensador
    aproveita para não desarrumar a memória
    não metas as mãos na tristeza"!
    A foto: estou no lado detrás do toldo a ver o mar:))) e gostei!
    Um abraço e uma boa tarde

    ResponderEliminar
  4. O poema tocou-me muitíssimo, mas a situação dificílima em que me encontro não me deixa encontrar palavras à altura...
    Um abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, confirmo então que a mensagem passou.
      Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Ahora se ha puesto de moda la IA, yo misma he sentido la curiosidad de probarla.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La IA constituye un peligro evidente para los seres humanos, especialmente para aquellos de estatus social más bajo.
      Un abrazo.

      Eliminar
  6. Muito interessante essa conversa consigo próprio daqui a cem anos.
    Parece-me que a infância revisita-o mesmo nesse tempo longínquo.
    Pelo que se vê a força que ela tem nas nossas vidas.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As marcas que a infância imprime em nós... são autênticas cicatrizes.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. prefiro o presente, mesmo que todo esfrangalhado.
    cem anos é muito tempo....
    :(

    ResponderEliminar