Foto de Daniel Filipe Rodrigues



Esperando o comboio


Numa central estação de comboios

na solidão de quem viaja sozinho 

dou à luz um poema

num parto em silêncio 


a mãe chinesa com um filho

ao colo e outro pela mão 

sem outras mãos que a ajudem


o velho que fala ao telemóvel 

encostando-o à garganta

no buraco de onde sai o som

da sua enfermidade


a mulher de canadianas e mala

equilibrando-se como uma artista

de circo pobre e sem público 


nenhum percebe que faz parte

do poema e que ficarão todos juntos 

nesta fotografia de palavras

vê-se nas suas caras 

que não são turistas

já não descobrem cidades

nem poemas


descobrir cidades sozinho 

é uma forma de descobrir

que se está órfão 

mas isso eles não sabem

nem de mim nem de si próprios


afinal ganho um poema 

mas em cada partida perco 

todas as cidades

todos os que estão comigo

todos os que estão nas salas de espera

fico sozinho e órfão 

mas estou sereno

fiz um poema

e tenho o sexo adormecido.



 

16 comentários:

  1. Linda foto e poesia que nasceu da observaçção ao redor...abraços, chica

    ResponderEliminar
  2. Um esplêndido poema, L.
    Eu nunca mais fui à descoberta de cidades, mas todos os meus poemas nascem de silenciosos partos, como os seus.

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É no silêncio que fixamos os nossos barulhentos pensamentos.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. E que bem ficam esses seres anónimos mas tão essenciais inscritos no que escrevemos, eles são a carne viva das cidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observar os que nos rodeiam em lugares públicos é uma ocupação inspiradora.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Competente e impressionante observação numa central estação de comboios com um toque quase carinhoso.
    A fotografia completa esta magnífica publicação em beleza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário alegra-me e estimula-me. Vale a pena criar para os meus leitores.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Um retrato do quotidiano que, normalmente, nos passa despercebido.
    A não ser que um poeta resolva dar-lhe vida através da sua arte... de
    bem escrever.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atento ao que me circunda e sempre à procura de um tema.
      Muito Obrigado pelas suas palavras simpáticas.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Caro Poeta/Pintor/Fotógrafo e Amigo
    Que poema!
    Uma foto em poema.
    Ou um Poema foto!
    Adorei o poema e a foto.
    Boa semana.
    :)

    ResponderEliminar
  7. O quotidiano contemplado, fotografado e poetizado.
    Belíssimo, Luis.
    Beijos, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nossa volta se encontra a inspiração.
      Boa semana.
      Um abraço.

      Eliminar