Foto do autor do texto



Armário/memória 


Guardo as minhas memórias num armário 

     o último copo de um encontro

     o charuto ardido de um amigo

     bilhetes de avião já voados

     cartões de hotéis com e sem estrelas

     lápis e canecas de museus  

     um cravo antigo ainda vermelho

     nomes ___ muitos já eivados de tristeza

     os brinquedos dos meus filhos


escuto a tua voz que vem de dentro 

desse armário/memória 

o que dizes ___ não entendo

mostra-me o teu corpo

é a única memória que me falta.



 

18 comentários:

  1. Gosto do armário e do poema.
    Penso, no entanto, que a memória do corpo da pessoa amada é muitíssimo mais importante do que a tralha no armário.

    ResponderEliminar
  2. Fatyly deixou um novo comentário na mensagem "":

    Muito triste e há quem viva agarrado à tralha e com isso esquecem a memória física boa ou má de quem partiu.
    O Armário marecia uma limpeza.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O armário será limpo quando a cabeça que armazena as memórias já estiver vazia.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Que esplêndido armário de memórias, L.!
    E, sim, refiro-me ao poema, não à imagem.
    Temo que, até agora, ninguém tenha percebido que a fotografia, aqui, seja mais uma metáfora do que uma ilustração...

    O meu forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poesia, por vezes, tem interpretações menos profundas.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Metáfora ou não metáfora
      Não é a questão da minha interpretação.
      Esquecer o corpo da pessoa amada é para mim um sacrilégio.
      Está bem, eu compreendi, que uma mulher banal tem memórias muitíssimo diferentes dos poetas.

      Eliminar
    3. Aqui todas as memórias, interpretações e opiniões são permitidas e bem vindas. O autor agradeçe a todos o interesse suscitado.

      Eliminar
    4. Sou eu quem deve um pedido de desculpas a ambos. Assumo que a minha interpretação é que foi demasiado emotiva e pessoal.
      Abraço, Teresa e L.

      Eliminar
    5. Aqui todas as memórias, interpretações e opiniões são permitidas e bem vindas. O autor agradeçe a todos o interesse suscitado.

      Eliminar
  4. A minha interpretação tinha carácter pessoal.
    E essas interpretações dão sempre mau resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta questão nenhum resultado é mau. Cada um com a sua razão.

      Eliminar
  5. Miradas desde mi lente deixou um novo comentário na mensagem "":

    En ese armario hay de todo y todo parece bastante antiguo. Los recuerdos afloran a tu mente, cada vez que lo abres.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sí, estas son mis reservas de lo que no quiero olvidar.
      Un abrazo.

      Eliminar
  6. Gostei do armário L ,combinou com o poema quando falas em coisinhas deixadas
    e guardadas como se relíquias fossem. Assim mesmo ,amontoadas na memória sem ordem
    e empoeiradas pelo tempo ... Perfeito,o caos .
    Gosto do verso onde procuras pelo corpo de uma amada ,para o memorizar.
    Um tom romântico ! Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um armário que, afinal, todos temos.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Caro Poeta/Pintor/Fotógrafo e Amigo
    Um poema que exalta a utilidade de um armário, onde se guarda todas as coisas que nos deixam memórias.
    Pena, a memória do corpo se ter dispersado. (?)
    Gostei da foto.
    Bom domingo.
    :)

    ResponderEliminar