Foto do autor do texto



O corpo e o espírito 


À força de viver

fui-me esquecendo da vida

o corpo era apenas o lugar

onde o espírito era obrigado

a acordar e a adormecer 

numa sucessão triste

que não influenciava o corpo


pelo caminho assassinei

muitos espíritos

e fui assassinado por outros

numa carnificina espiritual

de que o corpo nunca deu sinais


agora ___ estou 

na prisão perpétua do tempo

o corpo e o espírito prisioneiros

mas ainda assim

ando

corro

salto

como

bebo

durmo

amo com o corpo

sem que o corpo dê sinais

da sua clausura 

e

sonho

leio

escrevo

ouço 

canto

ólho

amo com o espírito 

e o espírito aceita

a prisão do corpo 


e à força de viver

estou a lembrar-me da vida.




10 comentários:

  1. Que bom, um poema com esperança dentro. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Um poema com uma profundidade igual à própria vida.
    Com um percurso que nos toca. Revemo-nos nele em alguns
    momentos.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma reflexão sobre o corpo e o espírito e a sua relação.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Que esplêndido poema, L.!

    Eu, de tão estragada por fora, já só ando , corro, salto e faço malabarismos dentro nos meus sonetos...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um espírito e um corpo bem vivos. Para estarmos vivos não precisamos de grandes feitos do corpo nem do espírito.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Boa tarde Luís,
    Um poema belo e muito profundo.
    Ao longo da vida,vamos tendo essa relação corpo - espírito, numa fusão que nos revigora.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O corpo e o espírito, um deles há-de abandonar primeiro.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Absoluta identificação com o final do poema.
    “e à força de viver
    estou a lembrar-me da vida.”
    A fotografia enriquece “O corpo e o espírito”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A força de viver, em circunstâncias normais, é uma atitude instintiva.

      Eliminar