Foto do autor do texto



O meu jardim e o mundo


Voltou o sol

que a chuva tinha apagado

abriram-se os Chorões no meu jardim

perderam o medo da sombra

a situação no mundo não se altera

por haver sol ou Chorões 

abertos no meu jardim

os combatentes não ressuscitaram

ou não voltaram às suas casas

não ferveu sopa nas malgas

dos desalojados ou dos sem terra

saltam sombras de telhado em telhado

secam palmeiras contaminadas

morrem peixes aos milhares

suicidando-se nas praias 


há sol

e os Chorões abriram-se

perderam o medo da sombra

só os dois Girassois cegos

que tenho no meu jardim

continuam felizes apesar de tudo.



 

10 comentários:

  1. Bom dia
    Bom trabalho, a condizer com a época pascal.

    JR

    ResponderEliminar
  2. O poema e a fotografia são duas pequenas maravilhas, L.

    E, na verdade, certos tipos de cegueira podem manter-nos razoavelmente felizes por nos não deixarem vislumbrar a realidade.
    Há quem faça essa escolha e se torne cego por opção... Ah, também não faltam os que diariamente aconselham esse tipo de cegueira a bem da "elevação" dos humanos humores...

    Levei comigo os seus Lampranthus aureus. Um dia destes aparecem por aí, a ilustrar um qualquer soneto meu, depois de devidamente identificado o autor da fotografia.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cegueira de espírito é uma tristeza... como qualquer cegueira.
      Levou as flores e fez muito bem.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Bom dia Luís,
    Que lindo!
    Tudo continua igual, mas as flores ressuscitaram.
    A natureza a oferecer-nos o que tem de mais belo.
    Beijinhos ,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As flores nascem mesmos nos lugares mais tristes e devastados.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Eu sou um dos girassóis cegos que tem no seu jardim.
    Prescindo de chorões.

    Poema épico acompanhado de fotografia a primor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito nessa identidade que diz ter. Se assim fosse não teria escrito o segundo parágrafo.

      Eliminar
  5. Só dois cegos? Só dois?
    Mas... por onde anda a cegueira deste Mundo?
    ______________________
    (meu jardim
    também está assim)

    ResponderEliminar