Foto de Daniel Filipe Rodrigues


Nesse tempo


Eu já fui imortal

nesse tempo 

ninguém punha em causa a eternidade

tudo era possível

desde que música e sorrisos fossem braços 

imaginários pelos ombros dos outros

nesse tempo 

não existiam ainda as palavras

nostalgia

desespero

miséria 

ou por outra

nós ainda não tínhamos ouvido essas palavras

tão ocupados tínhamos os ouvidos

com os cânticos da moda

nesse tempo 

pendurei pelas paredes do meu quarto

papéis com o teu nome e tinha a certeza

de que seria o único o primeiro e o último 

a minha mãe perante cada novo nome

deixava cair aos pés da porta do meu quarto

um suspiro meio sorriso 

como se eu estivesse enganado

coitada da minha mãe não tinha noção do seu erro

ou então nunca tinha amado com carácter definitivo

nesse tempo 

os que tinham o dobro da minha idade

eram os velhos que deixaram de acreditar

e que o diziam como se eu ou a minha vida

viesse a ser como a deles

nesse tempo

ninguém morria ou então era eu que achava

que não morria e que os outros não existiam

para morrer a não ser os que vinham nos jornais 

nesse tempo

eu não sabia que havia outro tempo em que

continuo a ser imortal embora cheio de dúvidas 

porque os outros afinal não são imortais e 

os nomes que espalhei pelas paredes do meu quarto 

pintei-lhes por cima várias cores


um dia alguém disse que os poetas são imortais

eu que já tinha escrito mais de mil poemas

ouvi uma voz a cantar

     e troco a minha vida por um dia de ilusão.*


*Maria Guinot 



 

11 comentários:

  1. Eu NUNCA trocaria a minha vida por um dia de ilusão.
    Detesto ilusões e utopias.
    Enfrentar a realidade é a minha filosofia.

    O que eu penso, ou não penso, è absolutamente irrelevante para análise de uma obra literária.

    O poema de hoje è uma pérola literária.
    Um dos seus melhores poemas, Luís.
    A soberba fotografia sintoniza com magistral poema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário importa e é, por isso, muito estimulante para o autor.
      A poesia são apenas palavras que nascem de espíritos que são capazes de imaginar.

      Eliminar
  2. Tal como a Teresa, não trocaria um minuto de vida por um dia de ilusão, embora não rejeite a utopia, ferramenta que utilizo muito para trabalhar a minha poesia.
    O poema e a fotografia são sublimes, mas o nome que, apaixonada, rabisquei na parede do meu quarto quando tinha 14 anos, foi o primeiro e o último.

    Um forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém troca a vida por um dia de ilusão mas a ideia é poeticamente maravilhosa.
      Pintar paredes com nomes ou frases foi uma actividade, em prática, em fases da nossa vida militante.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O e recordei as pinturas e posters da parede do meu quarto repartido com uma irmã que detestava;)))
    Foi bom vir aqui!
    Beijos e uma boa páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Situações comuns a muitos de nós... noutros tempos.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Imortais só os deuses. Os poetas, até eles morrem, se não os lembramos, cabe a cada geração manter vivo o seu legado, por isso é (só) meia ilusão a sua. Uma vida e só um nome rabiscado?! Eu rabisquei vários, não muitos, porque o meu coração também é mais da permanência do que da volatilidade, ainda assim acho maravilhoso que se consiga amar mais do que uma pessoa. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim, tornamo-nos Imortais uns aos outros. Depois de nós tudo ficará aqui.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Uma bela partilha!!
    .
    Uma Páscoa com saúde e Paz... || Desejo que todos tenhamos uma Santa e Feliz Páscoa, extensivo a todos os nossos, e vossos Familiares e Amigos. Saúde e Paz para todo o Mundo, que bem precisa.||
    .
    Fraterno Abraço

    ResponderEliminar
  6. Sabes que mais
    Lido o teu escrito
    Fiquei convicto
    Que estamos
    rodeados de imortais

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Luís,
    Belo e profundo este poema!
    A vida e as emoções que nos vai despertando ao longo do tempo.
    Gostei imenso.
    Beijinhos e uma santa e feliz Páscoa.
    Emília

    ResponderEliminar