Foto de Ana Luís Rodrigues 


Nostalgia


Perguntas-me o que é a nostalgia 

respondo-te com a memória em chamas


     é uma canção agarrada aos nossos ouvidos

     colhida num café de Paris

     é lembrar-me do aroma do teu peito 

     em tons de terracota

     é o sono a escravizar-me as pálpebras

     e eu a querer ficar

     é ter tido um lugar ondulante no teu corpo

     onde podia sentar o meu desejo  

é ficarmos mudos e estranhos 

depois de nos termos durante tantos anos


perguntas-me o que é a nostalgia

respondo-te 

a nostalgia és tu ___ na tua ausência.





16 comentários:

  1. Nostalgia o poema que eu gostaria de ter escrito.
    Realmente nostalgia é ele — na sua ausência.
    Ao olhar o banco vazio da fotografia aumenta ainda mais o sofrimento dessa ausência.
    Desculpe o desabafo, mas identifiquei-me absolutamente com o poema e a fotografia
    Excepto a cidade — café de Düsseldorf e não de Paris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando um leitor se identifica com o texto publicado o autor fica contente.

      Eliminar
  2. É assim_ ' ficamos mudos e estranhos.'
    Nostalgia é aquele intervalo , aquela demora que pode ser definitiva.
    É saudade pura ! lindo seu poema, Luís
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Este poema bateu-me forte e digo-te que me comovi porque revi-me nele. Genial e parabéns para ti poeta!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a sinceridade, é importante para o autor tocar a sensibilidade dos seus leitores.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Belíssimo, inspiradíssimo poema, Luís!
    «Roubei» uma pétala.
    A imagem é um encanto.
    Beijo. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu, nostálgica e melancólica por natureza, que em cada manhã, venho ler os seus poemas,
    embora nem todos me façam vibrar, venho só dizer-lhe que deste gostei muito, sim.
    Também acrescento que levo a fotografia da sua filha do meio.
    Não é para mim, vou enviá-la ao meu rapaz, talvez ele aproveite a ideia, uma vez que ambos vivem no mesmo País, que tão bem os acolheu.
    Boa noite , caro Poeta!

    ResponderEliminar
  6. ((Puxa!)) Poeta amigo, deve ser cruel quem trata por tu. ler este desabafo poético!...
    Os seus poemas estão a ser demasiados duros, especialmente para si...
    Ainda em pausa venho desejar-lhe um bom final de Abril... Um abraço.
    ~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O autor está treinado para a poesia/sofrimento e sem sofrimento também.
      Retribuo os votos.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Nostalgia é mesmo o termo, pois saudade é algo que podemos matar, é como ter sede e depois se poder beber água. A nostalgia, essa nunca acaba, é esse sentimento sem princípio nem fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nostalgia derrete-nos a começar pelos pés... depois passa.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. a nostalgia
    pode ser apenas uma saudade.
    vai atenuando com o tempo...
    :)

    ResponderEliminar