Foto de Daniel Filipe Rodrigues



Chega ao meio-dia


Ao meio-dia entrou um barco no porto

corro ao cais sem saber ao certo quem espero

este impulso que me ficou 

de tempos quando esperava alguém 


mas ninguém chega

os barcos entravam no porto

os comboios chegavam à gare

e nada tinha sentido

os passantes conhecem-me por

aquele que está sempre à espera

uma incerteza nunca terminada

espera de um pai

espera de um filho

espera de um pão 

espera do amor

espera de um dia

            de um dia

            do meio-dia

do barco no porto

da noite de novo

a espera de mim próprio 

e dos que estão à minha espera


alguém que não chega

deverá estar à minha espera

acendendo cigarros em cigarros

sem que eu saiba que me espera 

esforço-me por perceber o corpo

e a dor da alma que se sente

no estômago esfomeado.



 

21 comentários:

  1. Rogério V. Pereira2 de abril de 2024 às 00:23

    Ocorre-me uma canção

    "Hei, vamos embora
    que esperar não é saber
    quem sabe faz a hora
    não espera acontecer"

    Ou um ditado popular: "Quem espera, desespera!"

    Ou uma regra que sigo: Só espero por alguém, com o qual tenha marcado encontro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 22:57

      Todos nós, uma vez ou outra, esperámos por alguém.

      Eliminar
  2. Acho que o Rogério está cheio de razão quanto ao conteúdo do poema e deixa bons conselhos. Contudo, os poemas são mesmo lugares de dizer o que se sente e nesse sentido o seu retrata bem esse lugar em que tantas vezes se espera por alguém ou alguma coisa, acho que já todos lá vivemos por curtos ou longos períodos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 23:00

      Todos nós, certamente, já esperámos em vão por alguém com quem combinámos um encontro e não apareceu.

      Eliminar
  3. Eu espero continuar a encontrar AQUI belíssimos poemas e belíssimas como a publicados de hoje 🌷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belíssimas fotografias do primogénito.

      Eliminar
    2. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 23:01

      Esforço-me para satisfazer os meus leitores que esperam por mim.

      Eliminar
  4. Que lindo!
    Não importa por quanto tempo temos que esperar, mas o bom mesmo é esperar por alguém que quer ficar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 23:03

      Essa é, de facto, a recompensa para quem espera.
      Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.

      Eliminar
  5. Existem esperas que valem a pena!!
    .
    Coisas de uma Vida...
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 23:04

      Estou de acordo. Muito obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Confesso-me esmagada por esse compasso de espera
    incomensurável. Um espera de tudo e de nada, mas uma
    espera que dói na alma.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 23:06

      A espera em vão chega a ser dolorosa, conforma a importância do que se espera.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Such a beautiful poem, thank you for sharing!

    xoxo, Midori

    https://www.midorilinea.com/blogs/midori-linea/my-daughters-turns-one-photoshoot

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 23:09

      I welcome this first comment of yours. What I write I share with my readers.
      Thank you very much for coming.

      Eliminar
  8. Inquietante de mais...
    Deve ser o prenúncio de um surto psicopático...
    Despedindo-me... Até ao meu regresso.
    Um Abril muito feliz, Abraço
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas Nuvens Negras2 de abril de 2024 às 23:10

      Não sabemos o que será senão a tristeza da espera em vão.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Gostei muito.
    Penso que antigamente era mais comum esperar por alguém , que depois não aparecia :)
    Hoje temos o tlm para desmarcar.:)
    Faz tempos o filho de uma amiga , perguntava, como nós no nosso tempo de jovens, conseguíamos marcar encontros.
    (brinquei um pouquinho)
    È triste quando se espera e não acontece. Um filho que não aparece, um amor que não veio ao encontro.
    Pode causar grande mossa, dependendo daquilo que se espera.
    Mas como se costuma dizer : se não aconteceu, era porque não tinha de acontecer.
    Mas que doí, doí...
    Abraço e brisas doces **

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Luís,
    Belíssimo poema.
    A espera e tantas vezes o desespero.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar