Foto de Daniel Filipe Rodrigues



Sábio 

É sábio 

aquele que domina a tristeza

cantando

que se desencontra dos dias nostálgicos 

por outro caminho

que se faz acompanhar de alguém 

falando alto

para ser insolente com a solidão 


é sábio 

aquele que ouve

a tristeza

a nostalgia

a solidão 

chamá-lo pelo seu nome

e que se faz passar por outro

assobiando


é sábio 

aquele que finge já ter morrido

ou mudado de nome para que

a tristeza 

a nostalgia 

a solidão 

concluam terem-se enganado

na sua escolha


é sábio 

aquele que se senta ao pôr-do-sol 

com a sua harmónica 

e faz coincidir os acordes

com a descoberta da poesia

não há tristeza nostalgia ou solidão 

que aquele que é sábio 

não possa tratar por tu.


 




12 comentários:

  1. Quanta sabedoria em tão pequeno espaço!
    Desde a grandiosidade da magnífica foto, às palavras, finalizando com a sábia escolha do som da harmónica afastando-nos do tempo do Som rumo ao Silêncio.
    Esta é a sua obra-prima, poeta!
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Que esplêndido poema, L.!

    Devo ser muito pouco sábia porque embora trate por tu a tristeza, a nostalgia e a solidão, nunca lhes fujo... Aliás, as mais das vezes corro para a Solidão de braços abertos e deixo a a Tristeza e a Nostalgia a falarem sozinhas.
    Outras vezes, levo-as comigo para me servirem de matéria prima para um ou outro poema. Uso-as sem deixar que elas me usem a mim.
    O "The Sound of Silence", de Simon & Garfunkel era um dos temas favoritos dos meus tempos de "teenager" :)

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maria João também é sábia, tem outra técnica para lidar com assunto e, pelo que diz, parece-me eficaz.
      Esta música fez parte da juventude de todos nós.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. A publicação de hoje é uma maravilha fotográfica e poética.

    ResponderEliminar
  4. Boas escolhas de palavras, imagem e som. Tudo bem casado. *Abraços*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saúdo este seu primeiro comentário.
      Agradeço as suas palavras.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. É dessa sabedoria que sempre venho procurar aqui,
    lindo ,muito lindo.
    Encontrar-te foi uma das minhas sabedorias.
    Um abraço, L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os comentários dos meus leitores são uma luzinha que mantém acesa a minha vontade de continuar. O seu alegrou o autor.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Mil formas encontramos para ainda gostar de viver, pelo menos nos dias sim. Abraço

    ResponderEliminar