Foto do autor do texto


O poeta não é a poesia


Estava um poeta 

construindo um poema

na sua mente poética 


     Aqueço entre as mãos 

     o pão do meu dia


o telefone toca

o poeta pára e ouve

uma voz de mulher que diz

    

-Afinal… julguei que éramos amigos


o poeta pergunta

-Já não somos? 

     

-Talvez não 


-Porquê? 

     

-Desiludiste-me


-Porquê? 

     

-Porque afinal a tua poesia

são apenas palavras


diz o poeta

-Ora essa! 

     

-E eu que acreditei

que a tua poesia era também 

a ausência das palavras


o poeta pousa o telefone

e toma de novo o poema

na sua mente poética


     Entre as mãos tenho

     o pão do meu dia ___ frio.





29 comentários:

  1. Se ao invés de frio, fosse frito, o pão seria muito melhor...

    ResponderEliminar
  2. Deixar tocar o telefone é a minha divisa.
    Fez bem, em atender o telefone, poeta, nasceu do diálogo um poema original.
    A fotografia é soberba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atendi e alguém ficou a saber que o poeta não é a poesia.

      Eliminar
    2. Eu pensava, que todo o mundo sabia que os poetas não são a POESIA.

      Eliminar
    3. Eu imaginava que sim....metade da poesia é treva, sangue e sonho. Nela tudo é real e simultaneamente irreal.

      Eliminar
    4. O poeta é apenas o lado, por vezes, sofrido e irreal da poesia.

      Eliminar
  3. O Poeta é um artesão.
    A Poesia é a obra do artesão.
    Gostei da foto e do poema.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Como continuo a sentir-me muito limitada, direi apenas que nunca atendo o telefone quando estou a cozinhar um poema.

    Um forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz muito bem, se desliga o lume do "cozinhado" ele encrua.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. sim a poesia são palavras .
    E enche a nossa sala quando o telefone toca...e se materializa.
    Gosto do devaneio, Luís.
    deixo beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Há um poema de Amílcar Cabral em que diz "A minha Poesia sou eu".
    Ele sabe que através da sua Poesia poderá abarcar e abraçar o mundo inteiro.
    Identifica-se com ela e personaliza-a, tornando-a autónoma, sem que o
    que o cordão umbilical se desvaneça.
    Um abraço.
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a ideia mas sempre me pareceu exagerado exigir do poeta, que é um ser humano, a personificação da poesia. O poeta também fraqueja ... e muito.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Penso que não é uma questão de exigência dos leitores
      Mas apenas porque o poeta o quer ou se o quiser.
      Um abraço

      Eliminar
    3. Não digo que é uma exigência dos leitores mas sim das pessoas em geral. Comparando, as pessoas estão sempre à espera que um humorista fale dizendo piadas, ou seja, não esperam que seja um homem comum.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Ah Poeta,
    é exatamente bem assim.
    Sua poesia traduz perfeitamente.
    Obrigada por isso.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  8. Hoje, teu poema
    é a massa de que se faz tal pão
    E as palavras? São o fermento
    que faz crescer o sentimento
    mesmo que seja triste

    ResponderEliminar
  9. Quem escreve poesia como tu não pode estar sempre a fazer, porque és humano e não uma máquina qualquer. Gostei!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Momentos em que buscamos a parte mais sensível de nós.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Boa tarde Luís,
    Que poema tão belo e tão interessante!
    Eu penso que os Grandes Poetas têm a essência da poesia em si.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma essência que se manifesta... depois desaparece... depois volta de novo.
      Um abraço.

      Eliminar