Foto de Ana Luís Rodrigues



Foi assim


Talvez não saibas

que deixaste marcados os teus passos

da chegada e da partida

mais fundas as marcas da partida

e que foi inútil mandar limpar

os tapetes dos meus antepassados 


talvez não saibas 

que deixaste no prato vazio do jantar 

os meios cigarros ___ derramando

a cinza das palavras queimadas

e que foi inútil mandar limpar

a toalha dos meus antepassados 


fiz tudo o que foi possível para voltar 

a ser comum o espaço onde habito

livre de sons gestos e olhares

foi necessário abrir a janela

e expirar o engano que tinha

a rastejar entre o cérebro e o coração 


peço-te apenas que deixes

na minha caixa do correio

o lenço rosa da minha mãe 

a chave dos meus segredos

e alguns anos da minha vida

que levaste contigo.



 

10 comentários:

  1. Bom dia Luís,
    Um poema magnífico, cheio de emoções, pela partida de alguém que deixou profundas marcas.
    Comovi-me.
    Beijinhos e bom domingo.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comoção dos meus leitores é um elogio e um estímulo para que eu continue aqui.
      Muito Obrigado.
      Bom domingo e Um abraço.

      Eliminar
    2. É só a comoção dos seus leitores o motivo que o faz publicar diariamente? ...
      Então, e a alegria , tão necessária nos dias que correm?
      Não lhe interessa provocar um sorriso no rosto dos seus leitores?

      Eliminar
    3. Sim, tomo o sorriso como uma forma de sensibilização dos leitores. Interessa-me sim.
      Muito Obrigado.

      Eliminar
  2. Alguém que parte e nos deixa memórias espalhadas pela casa... Ás vezes, é mesmo necessário abrir a janela para que a brisa volte a entrar e a dançar connosco...
    Gostei muito....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as memórias que não nos abandonam... nem saem pela janela.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Gostei deste teu poema por ser tão real as memórias de quem parte e na minha última perda ainda dói muito porque é muito recente.
    Vou dissipando mas a maldita papelada ainda não acabou e aguardo a última para eu fechar este círculo. Enfim!
    Beijocas e um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca nos livramos disso a menos que coloquemos novas memórias felizes sobre as que ficaram.
      Bom domingo.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. A luta é a memória sem dor e sem raiva, é pelo menos a minha. E tenho dado grandes passos, mesmo sem ter ainda as memórias felizes para colocar nesse lugar de ausência. Ou serão felizes mas de outra maneira. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as técnicas são aceitáveis e positivas.
      Bom domingo.
      Um abraço.

      Eliminar