Foto de Bartolomeu Rodrigues



A prisão lá fora


Suporto este sorriso há décadas 

sei que há uma vigilância 

sobre os que não sorriem

já não somos os donos da nossa boca 

direi mesmo 

das nossas palavras 

do riso 

dos esgares 

por isso suporto este sorriso há décadas 

e reconheço nos outros 

o decalque do meu sorriso 


vejo a verdade das bocas 

apenas em privado ___ boca com boca 

e aí também entram os olhos 

e a sua função 

aí os olhos e as bocas articulam-se

na sua liberdade privada 

e usam-se na fala 

ágil e expressiva ou 

lenta e dolorida 

é nesse esconderijo 

que amamos 

ou odiamos 

nessa antecâmara de liberdade

de onde saímos com um sorriso de décadas 

para essa prisão lá fora.



 

4 comentários:

  1. VENTANA DE FOTO
    La libertad, es un bien muy preciado. Cada uno debe de hablar, lo que realmente piensa, aunque el límite sería es no insultar a nadie.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La libertad es importante aunque hoy en día se la invoque a menudo para engañarnos políticamente.
      Un abrazo.

      Eliminar
  2. Difícil para mim o sorriso de circunstância que me parece ser o centro do seu poema, mas talvez tenha percebido mal. Eu cá só dou sorrisos que saem cá de dentro, por isso alguns não me acham uma persona muito simpática...mas não faz mal. Olhe, envio um sorriso dos meus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, também só sorrio para quem eu acho que merece... nada de confianças à partida.
      Um abraço.

      Eliminar