Foto do autor do texto



Na Graça Divina 


Uma boca como uma fenda

um ninho de aves doentes

sem apelo nem agravo

como diz o povo da aldeia

uma boca a esmagar entre dentes

as orações decoradas e repetidas

e os dentes em falta provocando silvos

naturais na pronúncia da aldeia

tudo o que ali se reza

passa por ser verdade

quem não acreditar não terá mais luz

sem apelo nem agravo

como diz o povo da aldeia

terá direito apenas às tremuras

da luz surda das velas por um euro

se não se benzerem

a morte fará deles o que quiser

quando menos esperarem 

sem apelo nem agravo

como diz o povo da aldeia

porque d'Ele não poderão esconder nunca

os seus lugares escondidos


tudo se encontrará na Graça Divina

com um disco do Seu Corpo na boca

e um disco de prata na caixa das esmolas.



 

7 comentários:

  1. Com ou sem a luz da graça divina, volto a lê-lo com grande prazer sem contudo poder prometer-lhe que cá esteja amanhã.
    As mazelas vão-se multiplicando e os medicamentos também... Estou "amansada" até ao tutano e por muito que me apeteça rosnar, nem piar consigo.

    Um abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Maria João, espero que se recomponha, domingo é dia de sair à rua.
      As melhoras.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Cuando la desesperación, invade nuestra alma, solo podemos encontrar consuelo en la oración.
    Feliz fin de semana. Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontramos la paz en el silencio.
      Feliz fin de semana
      Un abrazo.

      Eliminar
  3. Elvira Carvalho
    Um poema complicado de comentar, se é que é simples comentar algum. Eu acredito que a paz (não me refiro à paz em tempo de guerra, mas à paz pessoal ) não se encontra em lugar nenhum se ela não vive dentro de nós.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou totalmente de acordo. Acho que nos tempos que correm poucas devem ser as pessoas que vivem em paz.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  4. Boa tarde Caro Poeta/Pintor e Fotógrafo
    Um poema forte e muito difícil comentar
    Por vezes, o que entendia já não faz sentido nenhum.
    Eu apenas queria viver num mundo mais feliz, onde a paz existisse.
    :(

    ResponderEliminar