Foto de Ana Luís Rodrigues



O homem que não gostava de praia


Um homem está deitado na praia 

sobre uma toalha evidentemente colorida

com a palavra SUN em grande


sobre a areia de todos os dias

o homem ocupava o tempo a detestar a praia

mas contrariando um gesto violento


é compreensível que a mãe e dois filhos

não troquem um dia de verão 

por um almoço no centro comercial 


o homem está deitado na praia

com os olhos fechados apenas vê 

o vermelho das pálpebras entre ele e o sol


tem parte do corpo à sombra 

de um toldo de riscas azuis

no mesmo lugar de todos os dias


tendo os olhos fechados ouve o mar

concentra-se nos sons ___ com isso

contrariando um gesto violento


ouve os meninos a brincar

o isqueiro da mulher 

os que gostam da praia as vozes ___ as vozes 


o homem que está deitado na areia

pensa na sua infância e sente a falta de uma voz

anunciando bolas de berlim


nesse momento o homem sentiu na boca

o sabor da infância e decidiu 

caminhar pelo mar dentro


sem que ninguém desse por isso 

iniciou a caminhada para não voltar à praia

estava bandeira verde.



 

20 comentários:

  1. Talvez a resposta a tudo o que o atormenta esteja no Mar...nas memórias de uma infância recheada de outras vozes e outras vontades..
    Da praia, gosto apenas de ouvir o Mar...por isso, deixo a praia quando todos chegam...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Um poema que mostra que há quem não goste de praia e este homem sofre preso ao que já passou. Muito triste e angustiante!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Esse homem... sou eu
    mas não me importo que desvendas
    meus segredos, nos teus poemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pura coincidência, só se fica a saber porque está aqui a tua afirmação.

      Eliminar
  4. Boa tarde Caro Poeta/Pintor e Fotógrafo
    Um poema cheio de mensagens, mas que me deixou um amargo de boca, pelo seu final.
    Mas eu até entendi a sensação de angústia do homem.
    Boa semana com saúde e harmonia.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um gosto para o autor quando os leitores encontram no escrito algo que identificam.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Para não voltar?! Parece tragédia, se não se volta do mar...Mas há muitos homens assim, a fazer sacrifício para estar na praia com a mulher e os filhos, vejo-os calados ou irritados. Enfim, as famílias tradicionais são uma imensa prisão. Podiam fazer juntos o que gostam e depois cada um fazer outras coisas sozinhos. Enfim, não vá por esse mar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mar recebe todos, os infelizes e os felizes, todos se podem banhar nele.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Talvez o homem que não gostava de praia, tivesse algumas más memórias das suas idas à praia quando criança. Procurar o suicídio não resolve os seus problemas e cria outros à mulher e aos filhos. Também não entendo porque o homem ou a mulher têm de "fazer frete" para acompanhar o outro. Isso nunca aconteceu comigo e o meu marido. Só estávamos juntos naquilo que os dois gostávamos.
    Saíamos juntos e entrávamos juntos mas enquanto ele ia ao futebol, ou jogar snooker com os amigos eu ia ao cinema, ou lanchar com amigas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  7. VENTANA DE FOTO deixou um novo comentário na mensagem "":

    A mí me encanta la playa y disfruto con la vista del mar. Yo creo que eso se nota, en las fotografías que voy publicando.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puede ver en sus publicaciones que es una amante de la playa.
      Un abrazo.

      Eliminar
  8. muito denso...
    será que não gostava mesmo de praia.
    ou seria da vida?!

    ResponderEliminar
  9. Parapeito deixou um novo comentário na mensagem "":

    Gostei muito e sorri :)
    O meu maridU detesta praia .
    A sorte é que também não gosta do mar , por eu escolher praias de água fria.
    Um excelente poema, que retrata tão bem como pode ser uma relação.
    Não existe coisa pior no amor que ser obrigado a fazer algo contra vontade.
    Brinquei um pouco, Eu vou para a praia o maridU fica em casa.
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de fazer cedências de parte a parte se não a vida em comum torna-se uma experiência conjugal, no mínimo, estranha.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Boa tarde Luís,
    Coloquei-me no lugar do homem que não gostava de praia.
    Eu também não.
    Mas vou, para fazer companhia aos filhos e marido e, porque gostam que eu também apanhe sol, mas a minha apele não aprecia;))!!!
    Adorei o poema!
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar