Foto do autor do texto tomada numa rara noite de luar


Fico aqui


Pelo que me disseram

eu era esperado

dizes o meu nome pelo meio

dos nomes de objectos

de nomes de lugares 

não mereço mais do que um nome

com quatro letras

deixas para mim as coisas mínimas 

alguém diz


tu não és meu filho

não mereces a água que bebes


mas a água continua a correr

e nada te impede de teres 

outro filho com outro nome

respondi


a tua missão foi ficares 

nos lugares cavernosos

da minha memória 

e sem ergueres a voz

manter baixa a pulsação 

do meu coração 

à sede das gotas controladas

com a consciência das dores

e condenado ao anonimato


sem alternativa

sem possibilidade de fuga

aceito as condições 

com o medo

fico-me pelo outono

a primavera já tem flores a mais

para mim  

fico feliz com uma noite de luar.

 



 


18 comentários:

  1. Levas jeito para fotografia, aprimora-te !
    Penso que muitos de nós temos ' lugares cavernosos' ali, escondidinho, sem coragem de expressar .
    Na ficção ou não , os poetas libertam-se dos medos e usam uma linda alternantiva _ noites outonais ,plenas de luar.
    Fica o abraço .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos os nossos lugares reconditos na memória.
      Um abraço também.

      Eliminar
  2. As minhas felicitações pela bela foto...
    Neste poema, o 'eu' poético fustiga-se sem piedade e consola-se com uma noite de um luar outonal...
    É mais um poema belo, mas infinitamente triste...
    Que seria do Outono se a vida não brotasse na primavera em novas gerações?...
    Abraço, de poeta a poeta...
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tristeza é um estado de espírito muito propício à criação poética. O Outono é belo mas... venha a Primavera.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Mais um poema de uma profunda nostalgia e tristeza! A foto ficou 5*****
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
  4. Intenso e profundo. Gostei muito de ler
    .
    Saudações cordiais. Feliz fim de semana.
    .

    ResponderEliminar
  5. Abençoado luar
    que tão belo poema inspira
    (parabéns pela fotografia)

    ResponderEliminar
  6. A perspectiva da fotografia é fenomenal.
    Noites de luar são românticas.
    Eu fico-me pela luminosidade do dia —
    que se espelham nas flores do meu jardim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do dia... gosto da noite... gosto do dia... gosto da noite e assim sucessivamente.

      Eliminar
  7. Bom dia Luís,
    Um poema muito profundo, inspirado pelo luar em que as memórias, doridas, vêm à tona.
    Um beijinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  8. Mais um poema que fala de uma infância infeliz que terá marcado o poeta, pois me parece que toda a dor e a raiva nele inscrito, não é apenas fingimento de poeta.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A infância marca-nos por muito que tenhamos consciência disso.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  9. Muito intenso.
    Memórias que ficam em cicatrizes profundas.
    Foto em sintonia.
    Boa semana.
    :)

    ResponderEliminar