Um diao homem e a mulher como seres humanosque vislumbram a possibilidade de se aperfeiçoaremcomo seres inteligentes inventarão um novo sentimentoa que darão o nome de Amornuma forma superior desenvolvida e inquebrantávele essa será uma das maiores empresas da humanidadeque trará ao mundo benefícios incalculáveiscom esse invento o ser humano tomará esseAmor Superior como fundamento de todos os seus actosserá um bem gratuito à disposição de todos sem restrição dequantidadeformaou lugar
(continua)
Uma invenção de tal monta não cabe numa só publicação, por isso me não admiro que este poema tenha continuação. Um dia, um dia...
ResponderEliminarUm forte abraço, L.
Boa noite. Assim será, para não abusar da paciência dos leitores, dividi o texto e três partes.
EliminarUm abraço
...um homem e uma mulher...
ResponderEliminarinventaram o amor com carácter de urgência...
como diria Daniel Filipe.
Tomara que sim. Que esse Sentimento Superior
venha de facto servir de base a todos os actos
da Humanidade.
Abraço
Olinda
Esse poema de Daniel Filipe inspirou-me a vida toda e tem-me acompanhado sempre, ao ponto de ter dado o nome do poeta ao meu filho mais velho. É um poema grande da nossa literatura.
EliminarUm abraço.
Um amor superior, embora idealizado como perfeito e inquebrável, poderia acabar sendo um pouco entediante, já que a imperfeição e a diversidade das emoções humanas também trazem a sua beleza e dinamismo às nossas vidas.
ResponderEliminarUm Amor Superior não quer dizer perfeito. Não digo "inquebrável" digo "inquebrantável". Preferível um pouco de tédio que pode ser obviado com actividades que nos enriquecem do que a incerteza e o dano do amor duvidoso.
EliminarÉ claro que compreendo a mensagem utópica e inspiradora do poeta. Ela fala sobre a esperança de que, no futuro, homens e mulheres possam desenvolver um amor superior, uma forma de sentimento mais elevada, que seja inquebrantável e beneficie toda a humanidade. Essa ideia de um amor universal, gratuito e acessível a todos, pode realmente transformar o mundo e orientar os nossos actos de uma maneira mais positiva e compassiva.
EliminarO meu primeiro comentário expressa simplesmente a minha opinião sobre o assunto.
Um dia... tudo será perfeito...ou o que o torna perfeito será a mistura de emoções?
ResponderEliminarBeijos e abraços
Marta
Passarão séculos e nunca chegaremos sem que se altere o paradigma desta sociedade.
EliminarUm abraço.
Nunca alcanzaremos la perfección deseada, aún así el amor
ResponderEliminares el pilar más importante de nuestras vidas. gracias a ese sentimiento
nos hacemos mejores personas
Me gustó leerte
Un abrazo
Creo que después de este tiempo de creciente violencia que estamos viviendo, algo sucederá que llevará a los hombres a encontrar la necesidad de la paz y la práctica del Amor.
EliminarUn abrazo.
Um sonho tão belo, quão bela a imagem, que ilustra tão nobre sentimento.
ResponderEliminarCapaz de revolver céus e terra em busca da paz desejada!
Cá estarei para ler a continuação deste Sonho...que não o sendo, parece!
🌟
Todos ansiamos por essa invenção embora haja muitos que a contrariam.
EliminarMuito Obrigado.
Caro Poeta/Pintor
ResponderEliminarEste poema inaugura uma reflexão profunda e esperançosa sobre a natureza humana e o poder transformador do amor. Com uma visão quase profética, o autor imagina um futuro em que o amor evolui para uma forma superior, universal e inquebrantável, um sentimento revolucionário que poderá redefinir a maneira como nos relacionamos e agimos no mundo. A simplicidade do verso contrapõe-se à grandeza da ideia, preparando-nos para uma continuação que promete desvendar essa nova dimensão do amor, tão essencial quanto necessária. Fica a expectativa para a próxima parte, onde certamente o caminho desse amor será explorado com mais intensidade.
Lembrei-me também do Poema de Daniel Filipe.
A foto está muito bem para o poema.
Deixo um abraço
:)
Os seus comentários são criativos, completam e valorizam os meus escritos que amavelmente interpreta. Daniel Filipe sempre foi, para mim, uma inspiração.
EliminarMuito Obrigado.
Um abraço.
Li os seus últimos poemas e aplaudo-os, está em boa fase de criatividade.
ResponderEliminarAndo ausente para poupar os meus olhos...
Dias de sucessos e muitos momentos felizes.
Um abraço afetuoso.
~~~~
As suas palavras estimulam o autor.
EliminarAs melhoras dos seus olhos.
Felicidade também para si e um abraço.