Mark Rothko



O vermelho da verdade


Tenho a minha casa arrumada

tudo nos sítios certos. 

Arrumei o pensamento 

e do que ainda me lembro 

do vermelho do passado. 


Tenho a minha casa arrumada 

guardados em sítios certos

os cânticos da liberdade, 

gritos do povo nas ruas, 

o vermelho da verdade, 

dias e dias sem noites, 

o crescer da unidade

que morreu pelo caminho. 


Tenho a minha casa arrumada

e encostada atrás da porta

pronta a sair p'ra rua

sempre a bandeira vermelha

e a verdade nua e crua. 




 

28 comentários:

  1. Eu sabia que escolhia Mark Rothko.
    Também seria a minha escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E amanhã se verá, a cor e a imagem. Parabéns por ter previsto.

      Eliminar

  2. O prometido é devido!
    Hoje não lhe vão faltar elogios! :))
    O Rogério então... vai sentir o frémito da emoção a inspirar-lhe os seus geniais e costumeiros versos.

    Da minha parte, dou-lhe os parabéns pela simbiótica relação... mas sou obrigada a reconhecer que prefiro apreciar os seus trabalhos de arte plástica.

    Beijinhos rubros
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Voltarei aos meus trabalhos, é só mais um dia ou dois para acabar esta série. Fico sensibilizado com a sua preferência.
      Até amanhã. Um abraço.

      Eliminar
    2. Embora eu goste dos seus trabalhos de arte plástica, escolheu 3 artistas plásticos que eu admiro.

      Eliminar
    3. Concordo, também são uma escolha minha.

      Eliminar
  3. O poema desta noite é uma mensagem política.
    Sabia que a cor vermelha é a cor que representa o Partido Republicano dos Estados Unidos?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia sim, o Trump distribui bonés aos milhares mas o vermelho não é deles é de todos.
      Quanto ao livro ARTE de que me falou, pode ver-se a peça no youtube.

      Eliminar
    2. Não li o livro ARTE, vi sim, duas encenações teatrais, uma em Hamburgo, outra em Düsseldorf.

      Vou ficar agarrada à TV até de manhã. Política faz parte da minha vida, sem quer salvar o mundo como o nosso amigo Rogério.

      Eliminar
    3. Veremos qual a realidade de amanhã. Talvez acabe o pesadelo.

      Eliminar
  4. Tinha a minha casa arrumada
    até deixar de estar

    Tento
    regressar
    a um lugar
    para cada coisa
    e cada coisa
    em seu lugar

    Quase tudo
    guardado
    no sitio exacto
    os cânticos da liberdade,
    gritos do povo nas ruas,
    o vermelho da verdade,
    dias e dias sem noites,
    o crescer da unidade
    que terá de renascer
    pelo caminho.

    Tal com uma árvore
    que vou arrumar no meu quartinho

    Falando de arrumos
    está quase
    e já vai a mais da metade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um comentário/poema a que acho muita graça e que agradeço.
      Boa Noite. Até amanhã.

      Eliminar
  5. Que excelente complemento entre a arte visual e a literária
    Adorei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário positivo. Fico satisfeito.
      Até amanhã

      Eliminar
  6. Também previ Rothko, mas hoje é o poema que me enche os olhos :)

    Tenho a casa toda desarrumada por mais que evidente incapacidade física para a arrumar, mas mantenho a bandeira vermelha perfeitamente desfraldada dentro de mim. Essa nunca morrerá comigo.

    Abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos na reserva... mas sempre atentos e participativos.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Est´muy bien ser ordenado. Cada cosa en su sitio y así se encuentra fácilmente lo que necesitamos.

    Que tengas un buen día.

    ResponderEliminar
  8. No siempre es cierto que tengamos todo dispuesto en nuestra vida. Pero en la poesía incluso se permite la mentira.
    Gracias por tu comentario
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  9. A arrumação das palavras e consequente beleza,
    vieram enriquecer a homenagem à cor,
    seja a intenção e o simbolismo
    em que contexto for... :)

    Bom Dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apreciei o seu comentário e é compensador que tenha gostado.
      Muito Obrigado.
      Boa Tarde.

      Eliminar
  10. É bom ter a casa arrumada. E os pensamentos!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço esta sua primeira visita e as palavras que deixou.
      Até breve.

      Eliminar
  11. É sempre salutar ver uma casa arrumada. Adoro a cor vermelha.( clubismo)
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. A "casa arrumada" e o simbolismo de muito querer.

    Gostei muito, votos de boa inspiração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que é a primeira vez que tenho a sua visita. Saúdo-o. Agradeço as suas palavras.
      Boa Noite.

      Eliminar
  13. casa arrumada.
    ideias também.
    a bandeira terá a sua vez
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar