Uma paisagem? 


Há uma escada antiga para a paisagem

e sobre a paisagem equilibram-se cânticos 

                                                                                 a degrau                      

                                                                    a degrau

a minha vontade sobe sem limites, degrau

imagino os campos até ao sem fim das vozes

no fim da escada o nevoeiro vagaroso

e o estremecimento perante o vazio. 

Esqueço a paisagem inventada e as mulheres que cantam

que farei agora que a paisagem talvez não exista

ou está em ruínas tão próximo do Outono? 

Estendo sobre a memória da paisagem 

um guardanapo de quadrados vermelhos 

e como a minha merenda ___

___ um pão com marmelada.



 

14 comentários:

  1. A memória transfigura se na realidade mesmo quando não queremos

    ResponderEliminar
  2. Tão belos, texto e imagem, L.

    Vejo bem ao longe, mas ainda não o suficiente para poder estar segura do que vi. É uma fotografia manipulada? Uma aguarela hiper-realista sobre papel Canson de grão médio?

    Enquanto como o meu pão, reparo que, para mim, o Inverno chegou há já alguns anos. O vazio que espere; por enquanto, é imperioso que me proteja do frio,

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem é uma muito pequena aguarela em papel com grão, sim, a marca não sei. A sua vista está melhor e além disso é conhecedora do assunto.
      Há Outono para todos, para si também, a nossa estação da beleza.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  3. Rendo-me à poesia do Luís como às palavras da Maria João.
    Embora não sinta vazio, também eu me tenho de proteger do inverno alemão frio e branco.
    Subi degraus com a lupa na mão para descobrir a paisagem.
    Já agora, ao pequeno-almoço comi doce de pêssego 🍑

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os seus comentários são sempre animadores para o autor. Vamos abrigar-nos do frio que aí vem, depois a Primavera chegará.

      Eliminar
    2. A minha intenção não era animar o POETA.

      “A poesia nasce com a tormenta, raramente com a felicidade”

      Eliminar
  4. E, voltando 'aos costumes' vejo paisagens_ o que temos gratuitamente,
    _isso se soubermos olhar com poesia nos olhos ...
    e a memória farta saboreia a marmelada e o pão.
    abraço L

    ResponderEliminar
  5. Uma paisagem, sim! E bem a meu gosto... pois a meio dos muro pintado de amarelo e branco, - o que me faz pensar tratar-te do meu Alentejo -, vejo um 'chaparro' ou uma oliveira.
    Só visível ampliando a imagem da suave aguarela.
    Copie o link abaixo e cole no monitor de pesquisa.
    Talvez me consiga ver, sentada à sombra da árvore, comendo a minha tosta com marmelada e queijo de ovelha curado...

    https://1.bp.blogspot.com/-4KkJetMm8Ig/YUn30Zac1XI/AAAAAAAACEY/0M56MqhCNq449Q4chfyzmjogqoRu0TyKgCLcBGAsYHQ/s2429/IMG_20210921_161208.jpg

    Fique bem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já segui as instruções e digo-lhe, nunca vi esta imagem tão ampliada. Quer dizer, mais uma vez a imagem levou a melhor sobre o texto.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  6. Ese paisaje inventado, puede ser parte de una realidad.

    Feliz otoño.

    Besos

    ResponderEliminar