A minha solidão azul


Esse teu cântico  

que desce as escadas da minha casa

surpreende-me nesta minha lassidão 

repouso dos combates

da excitação das partidas

dos nascimentos sufocados. 

Esse teu cântico 

mata a minha clara espera

pela cor dos gerânios 

que me deixaram ___ órfãos 

e não sobreviverão ao frio

esse teu cântico

mata de quando em vez

a minha solidão azul

Esse teu cântico 

que desce as escadas da minha casa

aprisiono-o na última reserva

dos encantos e minguo 

na evidência de que tristeza 

cada um tem a sua

e terá de vivê-la absolutamente só.




 Foto de Empório das Sementes



10 comentários:

  1. Parece a estrela de david,a ilustração de cima

    ResponderEliminar
  2. Este cântico ouve-se aqui. Tudo ficou azul: as palavras, tão cúmplices da solidão e do silêncio, tão perto da tristeza e da alegria.
    Que o no de 2022 lhe traga tudo o que deseja, principalmente saúde, paz e amor.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário também é poesia, agradeço.
      Bom Ano 2022.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. As sardinheiras contrastam na perfeição com o azul da sua solidão. De tal forma contrastam que combinam e se complementam...

    Um forte abraço, L.

    ResponderEliminar
  4. O meu azul significa TRANQUILIDADE.
    Sem dúvida que há uma perfeita harmonia entre o azul da aguarela e a cor cíclame das sardinheiras.
    Apetece absorver a solidão tão azul e sentida do POETA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solidão tem cores, azul ou outras, conforme o estado de espírito.

      Eliminar
  5. O azul é a minha cor.
    É a cor do mar!
    É a cor do céu.
    Nunca alio o azul à solidão, mas sim e quase sempre à saudade.
    Mas cada qual tem na cor uma maneira diferente de a ler e ver.
    Gostei, como sempre!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cores funcionam com o nosso íntimo, cada um sensível a uma ou a outra.
      Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar