Foto de Daniel Filipe Rodrigues


 
 
 

Tristeza o que é? 
 
Perguntas-me o que é a tristeza
meu filho ___ homem
tão homem que me sinto velho. 
 
A tristeza
é a biqueira romba do sapato 
de um pobre
     a tristeza
     são as pétalas de uma rosa
     que chegou ao fim
a tristeza
é uma chávena de café 
onde ficaram os lábios 
que nos abandonaram
     a tristeza 
     é a mentira que nos dizem
     para não ficarmos tristes
a tristeza
é acordar no pesadelo
e não ouvir a voz que nos acalma. 
 
Mas
meu filho ___ homem
tão homem que me sinto velho
ainda assim te digo
a tristeza vai reconhecer-te
e cruzar-se-á com a tua inocência.



 

14 comentários:

  1. Li teu poema
    e reli
    e reli
    e reli
    e tentando
    responder
    te juro
    que quando estou quase em condições de definir a tristeza
    vem algo que me distrai e impede que isso aconteça

    ResponderEliminar
  2. Que poema belo!Emocionante de humanidade... Deixou-me com uma tristeza terna.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um objectivo cumprido tocar a sensibilidade dos meus leitores. Obrigado pela sua sinceridade.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Tristeza é a biqueira romba do sapato
    Gostei

    ResponderEliminar
  4. Para mim, um dos seus mais belos poemas, este que começa por interrogar-se sobre a tristeza, L.

    Somos humanos. Uns momentos de tristeza são-nos tão úteis quanto uns momentos de intensa alegria e são, também, sinal de um saudável equilíbrio emocional.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os momentos de tristeza (desde que não muito intensa) valorizam os momentos de alegria.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
    2. Faço minhas as vossas palavras.
      Embora me considere uma mulher feliz, tenho os meus momentos de tristeza, que valorizam os muitos momentos de alegria.
      Acrescento que a homenagem ao filho — homem expressa enorme sentimento de amor paterno.
      Excelente tanto o poema como a fotografia (fantástica perspectiva).

      Eliminar
    3. Um amor constante, inalterável, indissolúvel, este que nos liga aos nossos filhos.

      Eliminar
  5. La tristeza, nos empaña la vida .Todo en la vida no es felicidad y hay tiempos de tristeza.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La tristeza aparece de vez en cuando en nuestros días, pero también la felicidad. Un abrazo.

      Eliminar

  6. Que sábia definição da tristeza.
    Que poema!
    Muito construtivo e cheio de sabedoria.
    A foto está muito criativa e com uma luz que ficou bem.
    Beijo
    :)

    ResponderEliminar