Foto de "A melhor coisa DA MINHA VIDA" 



 

 
 
Em Florença 

Deixo vestígios de mim
em cada linha de texto
em cada mancha de cor. 
A ti
marco-te com as palavras
e os gestos como se fosses
uma obra minha
marco-te com as derradeiras
despedidas sempre adiadas
uma e outra e mais outra
desde que me deste a mão 
em Florença um lugar 
onde tudo foi possível. 
Nunca aquelas velhas pedras
assistiram a tal calor
e o mundo passava por nós 
e não se detinha. 
Deixo na tua pele as marcas
da minha pintura
e na tua boca as marcas
do meu beijo agora
apenas em palavras repetindo
Florença 
Florença 
adeus.



 

16 comentários:

  1. Nunca aquelas velhas pedras
    viram o meu olhar
    eu olho-as
    porque me as mostras
    iluminadas
    faustosas

    Faço um esforço
    para perceber o teu adeus


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantas vezes, durante a nossa curta vida, dizemos adeus a pessoas ou a lugares.

      Eliminar
  2. O poema é tão belo como a fascinante capital da Toscana.

    ResponderEliminar
  3. Tenho muitas fotografias de Florença...nenhum instantâneo foi capturado por mim.
    Foram-me enviadas pelo meu viajante incansável.
    Hoje, qual pássaro engaiolado, mercê da praga que atacou o mundo, continua a viajar dentro da sua memória.
    Mas um dia...

    Não partilho dessa sua maneira de se despedir dos lugares e das pessoas com um "Adeus".
    Eu prefiro dizerum: Até já!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre "até já" é verdade, um "adeus" por vezes é necessário.
      Florença é um lugar que nunca se apaga da memória.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Desculpe voltar novamente. Volto, porque sempre ouvi dizer que "Adeus" é para quem morre.
      Um "Até já" deixa sempre em aberto a volta ao local onde já fomos felizes, bem como ao reencontro com a/s pessoa/s que nos são caras. Só vejo a necessidade de uma despedida definitiva, para os que partem para nunca mais voltar.

      Boa noite!

      Eliminar
    3. Em princípio e nessa circunstância que cita, estou de acordo consigo mas, já aconteceu na minha vida despedir-me de pessoas que nunca mais quis ver, para essas foi "adeus".
      A noite não está muito boa.
      Obrigado.

      Eliminar
    4. A noite está péssima.
      Quando pensamos que já vimos tudo há-de sempre surgir algo
      que deita por terra a nossa crença na inteligência das gentes...

      Eliminar
  4. Apaixonantes, fotografia e poema, L.!

    Creio que... bem, não posso jurar mas creio que só disse "adeus" aos que se foram de vez da vida. Não da minha vida, mas da sua própria vida.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adeus é uma palavra de pesado significado sentimental, mas, por vezes é necessária.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  5. Boa tarde Luís. Dizer adeus para quem deixou marcas boas e importantes em nossa vida é muito difícil e complicado. Mas isso faz parte da nossa vida e trajetória. Bom início de semana com muita paz e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo, há momentos dolorosos na nossa vida.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar