Foto de Wikipédia






Os dias 
 
Há música que me acompanha
neste desespero diário. 
Mais do que a música 
é a voz que me acompanha
e me aclara a visão 
     como numa falésia 
     num dia de Primavera 
     um sol cru frente ao mar
     fresco e transparente 
     me aceita para o mundo
e alimento os olhos de luz
e alimento a boca de palavras
e as mãos 
as mãos sem alimento
pouso-as sobre os joelhos
e a música adoça
a voz acalma. 
Consigo então sentar-me 
sobre mais um dia
e perguntar a mim próprio 
por que tenho de me esconder
e por que 
numa louva-a-deus te tornaste?



 



 

30 comentários:

  1. Gostei do texto poético, só não compreendi porque as palavras desde
    falésia ao mundo estão a itálico.
    É uma mensagem à mulher louva-a-deus?
    Se for para acabar devorado é melhor nem aparecer. Esconda-se!

    Um abraço.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Itálico para destacar, apenas isso.
      A louva-a-Deus devora a cabeça do macho, isso terá algum simbolismo.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. ...a propósito do que o autor pensa sobre o tal simbolismo dessa particularidade da louva-a-deus, fui pesquisar.
      Uma vez mais é a Natureza que dita as leis. Nós, humanos, é que nos pomos a imaginar simbolismos em tudo.
      Se tiver tempo e vontade leia, sff.

      "Um novo estudo realizado por biólogos da Universidade de Nova York, e da Universidade Macquarie, na Austrália, acabam de entender por o porquê. Os pesquisadores descobriram que as fêmeas que comem os parceiros deitam em média 88 ovos — 50 a mais do que as que não comem.
      O canibalismo "post coitum" da louva-a-deus não é uma regra geral: algo como 72% dos machos escapam vivos. O que os cientistas mostraram foi que os machos que servem de jantar aumentam bastante o número de descendentes, já que deixam mais ovos. Perdem a vida, mas propagam os genes."


      Interessante, não acha?

      PS- Porque seria que ao autor lhe ocorreu tal coisa a ponto de o escrever?:

      (...)
      «... e perguntar a mim próprio
      por que tenho de me esconder
      e por que
      numa louva-a-deus te tornaste?»

      Medo de ser devorado?
      Como na cantiga do Bicho?


      Desculpe...:))

      Eliminar
    3. Também consultei essa realidade científica. No entanto, se perseguissemos o rigor ou a verdade científica, o espaço de criatividade estaria limitado. Na verdade, é comummente aceite e conhecida essa particularidade dos louva-a-Deus, e existe, não importa qual a razão porque a fêmea devora o macho e, curiosamente, a começar pela cabeça.
      O que ocorreu ao autor não é explicável, ao leitor cabe interpretar, aceitando ou rejeitando, assim se identifique ou não com o que acabou de ler.
      Não há razão para pedir desculpa, gosto da tertúlia e agradeço a atenção que dá às minhas publicações.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Levei algum tempo até conseguir ler o seu poema, L.

    Confesso que a imagem trouxe-me recordações muito gratas; convivi, na primeira fase da minha adolescência, com uma louva-a-Deus a que dei o nome de Marianinha. Conhecia-me e vinha confiante comer as moscas que apanhava para ela.

    Quanto ao seu OS DIAS, belo e melódico, percorre sereno o seu leito de palavras até terminar com uma surpreendente pergunta. Ainda bem que é humano; um macho louva-a-Deus nunca faria essa pergunta.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da inteligente conclusão do seu comentário, na última frase. Sim, os louva-a-Deus macho não se questionam, haverá humanos louva-a-Deus?
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
    2. Haver, há, mas são casos patológicos e residuais, felizmente...

      Outro abraço!

      Eliminar
  3. Levanta-te desse dia
    desliga a música
    sê surdo
    observa o mundo
    e deixa-te desse mimetismo

    Sei que não tens um corpo
    esguio e longo
    se o reafirmares desminto

    Lembra-te que te vi há pouco
    na foto tornada pública
    e pareceste-me gordo
    para além da aplaudivel postura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observo o mundo com música, o mundo sem ela é um lugar seco, esfumado. Na foto que viste estarei gordo mas... de vaidade.

      Eliminar
  4. Claro que há louva-a-deus no reino dos humanos — conheço algumas.

    Gostei de ver o POETA gordo de vaidade, ouvindo as cantatas de BACH 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço alguns também.
      Ver-me foi apenas em imaginação, ou não?

      Eliminar
    2. A minha IMAGINAÇÃO é omnipotente, Luís.
      NUNCA desligue a música e seja surdo.
      Há ainda mais raiva na POESIA (quase citando a Maria João) — uma raiva subtil e daí mal compreendida pelo seu camarada Rogério.

      Eliminar
    3. A minha prática é ter música quase desde que acordo, surdo só se os meus tímpanos se recusarem. Sou um autor feliz por saber que os meus textos são analisados.

      Eliminar
  5. Ah Ah Ah :))) gostei de ver o Rogério chamar gordo ao Luís . Ainda ontem vi o Luís e até o achei demasiado magro! Será que o Rogério precisa de mudar de lentes ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço ao anónimo que veio confirmar que tenho o peso certo para a minha estatura.
      A partir de agora ficarei atento às pessoas que me vêem diariamente, este anónimo anda por perto.

      Eliminar
  6. Também ouço música enquanto trabalho e também nos 'desesperos'
    hehehe
    Bom voltar aqui L.
    _ainda devagar , mas com saudade!
    meu abraço de domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saúdo o seu regresso e a gentileza de referir a sua saudade, fico-lhe reconhecido.
      Bom domingo, um abraço também.

      Eliminar
  7. Li o poema, e reli, reli mas como só tenho um neurónio a funcionar fiquei a interrogar-me.
    A música é diária acompanha-o mas mas não lhe acalma o desespero da tal voz que sobressai até ante a paisagem mais bela que se pode imaginar numa falésia junto ao mar. Tem a certeza de que é uma louva-a-deus? Não será antes uma sereia enamorada? Porque me dá a sensação de que o poeta vê sempre o copo meio vazio?
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos seres controversos tentando digerir as nossas tristezas e renovar as nossas alegrias.
      Sereias também as há por aqui, eu bem as vejo, mas elas fogem com receio de serem confundidas com bacalhaus, nunca consegui entrar em contacto com nenhuma, até porque não sei nadar.
      Temos de levar isto com boa disposição. Haja saúde.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Temos que levar as coisas com boa disposição, diz muito bem, embora às vezes seja difícil. Imagine a minha neta mais velha, Mariana, fez na Sexta feira 13 anos. Tínhamos projetado fazer-lhe uma festinha em família no sábado, apenas a família claro, e depois dar um pequeno passeio. Fiz-lhe o bolo Primavera cheio de malmequeres como ela pediu. E no sábado de manhã ela acorda com febre, dores de cabeça e de garganta. Logo a família foi fazer o teste. resultado Mãe e filha com Covid, pai e bebé negativo. Já não saímos de casa, apenas o pai veio buscar a prendinha e o bolo, mas a festa e o passeio ficou sem efeito.

      Eliminar
  8. Ah Ah Ah .... Adorei a produção do neurónio da Elvira Carvalho !!! Mas também tenho de lhe dizer que se tivesse só um neurónio seria difícil elaborar alguma resposta pois o eco seria terrível :))))

    ResponderEliminar
  9. Já agora na sequência da boa disposição , aproveito para perguntar a quem souber responder:
    O que faz um neurónio na cabeça de um homem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo que faz na cabeça de uma mulher.
      Está de batuta em riste, dirigindo todos os outros para que a música não desafine!

      Eliminar
  10. A música é para mim uma companheira de todos os dias. A música dá-me a calma que o mundo me tira. E se for ouvida numa falésia frente ao mar num dia de primavera, seria um presente dos deuses. O desespero vai logo ao fundo...

    Gostei do poema até "e a música adoça a voz acalma", mas o poeta é que sabe como há-de acabar!!! Gostei também da louva-a-Deus, devia era estar na falésia...vá-se lá entender os poetas:))

    Abraço amigo.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário muito amigável e muito bonito, que agradeço.
      Um abraço.

      Eliminar