Imagem em Pinterest, Maria José





 

 
Não chorei

Há muitos anos 
quando eu era um menino
tudo era verdade para mim. 
Foi o tempo em que
descobri a minha sombra
e me escondia dela
entre os inúmeros tufos
de malmequeres do meu quintal. 
Nesse tempo a beleza
estava em tudo
     a riqueza era o meu triciclo
     o dia tinha mais horas
     e a noite era quente
     com o gato na minha cama. 
Nesse tempo ainda não conhecia
as palavras
     amanhã 
     sonho
     liberdade
     e morte
mesmo à vista
do meu pai prostrado
no chão da minha casa. 
Nesse dia aprendi 
as palavras 
     medo
     e tristeza
mas fiz um esforço 
e não chorei.



 

26 comentários:

  1. Pedaços de vida... Emocionaram-me até às lágrimas. Os malmequeres foram o sol de um Poema muito sentido e de uma beleza pura.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras, ter-lhe provocado emoção é um elogio que faz ao meu escrito.
      Boa Noite.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Abraço-o!
    Na justificação de alguns porquês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebo o seu abraço mesmo desconhecendo os porquês. Agradeço.

      Eliminar
  3. As palavras aprendem se a cada momento da vida

    ResponderEliminar
  4. Consultada a flor, pétala a pétala, à medida que me aproximava do botão amarelinho, meu coração ia ficando mais pequenino. No fim deu: "Tudo" muito perto do "Nada". Fiquei feliz. Chorei... de alegria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calhou-te o malmequer certo. Felizes aqueles a quem calha o malmequer certo.

      Eliminar
  5. Quando uma criança vê o pai prostrado no chão fica traumatizada para toda a vida.

    ResponderEliminar
  6. Emocionou-me. E muito, apesar de eu estar consciente de que o poema pode não ser auto-biográfico.

    Um forte abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No momento chocante, foi real.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
    2. Pode realmente não ser auto-biográfico, Maria João, mas ontem à noite, lembrei-me dos actos políticos de violência contra os comunistas no tempo da “velha senhora“ e fiquei tão impressionada que não consegui comentar — e as belas flores não me ajudaram absolutamente nada.

      Eliminar
    3. Na nossa vida assistimos a momentos trágicos que de vez em quando afloram na nossa memória.

      Hoje já não há a violência de Estado de outros tempos mas continua a haver violência, por outros meios, contra as camadas do povo mais desprotegidas.

      Eliminar
    4. É bem verdade! Certos tipos de violência parecem até ter requintado com os anos...

      Eliminar
  7. Aguantar las lágrimas, em medio de tanta desgracia...es bastante dificíl.

    Besos

    ResponderEliminar
  8. Não choramos exteriormente, mas afogamo-nos em lágrimas....


    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Um texto de tristeza e de saudade, pelo menino que foi e nós conhecemos, impressiona e comove-me, mesmo sem que eu o queira.
    Margaridas, as minhas flores preferidas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Registos da nossa memória, respeito a sua comoção.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. memórias que ficam.
    eu chorei e bem, depois fiquei sem chorar mais de 20 anos.
    tanto tempo e as memórias ficam para todo o sempre.
    saúde e paz.
    um beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As memórias formam-nos para o bem e para o mal.
      Saúde também para si, um abraço.

      Eliminar
  11. Boa tarde
    Aqui estou eu depois de ler muita coisa deste espaço e ficou-me gravado/cravado no meu coração porque ao contrário de ti...chorei muito sem que ninguém visse e tive que tratar sozinha de tudo.
    Este teu espaço é magnífico e já te adicionei ao meu. Caso não queiras diz que eu retiro.
    Já agora um pedido, agradeço que me trates/tratem por "tu!:)))
    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que deixaste aqui escrito é um elogio para mim, as coisas que escrevo têm o objectivo de tocar a sensibilidade de quem me lê. Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar