Foto de Ana Catarina Duarte





O poema

Um poema
é o desejo de ser ouvido
mais do que o desejo 
de falar.




14 comentários:

  1. Numca tinha pensado nesse prisma
    E é bem verdade

    ResponderEliminar
  2. Talvez seja por isso que alguns poetas sentem a necessidade de 'dizer' os seus poemas.
    O desejo de serem ouvidos.
    A fotografia da savana é magnífica. A pouca distância da árvore vemos um pequeno animal que pode ser uma gazela, olhando fixamente, na direcção do fotógrafo/a.

    Boa noite.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez um poema seja um grito.
      Sim, há um pequeno animal surpreendido.
      Boa Noite.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Concordo e digo sempre aos que conheço e que escrevem poesia...ó poeta então fala que eu sei ouvir para que não morras entupido ou com ela entalado como se diz na minha terra, porque quase todos são altamente introvertidos. Até no café por vezes escrevem nos guardanapos o que sentem, já para não falar nos bancos do jardim para eu dar a minha opinião.
    A foto de hoje deu-me a sensação de liberdade e só por acaso eu sou aquela gazela, (se não sabias ficas a saber), que olha para quem a fotografa e diz: caramba deixa-me em paz:))))
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    PS fora do contexto: ontem passou aqui por cima o helicóptero da Força aérea deu a volta e foi em direção das praias. quando assim é penso logo numa desgraça...mais uma de tantas. Fui ver o site das câmaras e lá passou ele para norte e depois para sul da Praia Grande. Um grupo de jovens fizeram-se ao mar e tentar salvar um deles enrolado num agueiro e até agora nada. Por mais avisos expostos em tudo que é lugar acontece e não condeno a irreverência de muitos porque também já fui jovem, mas condeno os pescadores de toda a costa pescam em arribas proibidas e esses já deviam ter juízo. Anteontem caiu um com o bater da onda e morreu e os bombeiros conseguiram retira-lo.
    Desculpa o desabafo que considero como falar contigo e ou quem leia
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que muitas das pessoas que escrevem são um pouco reservadas, até podem parecer alegres ou comunicativas mas raramente partilham verbalmente os seus estados de espírito ou as suas agitações íntimas.

      Quanto à segunda parte do teu comentário, também verifico a inconsciência de certas pessoas na relação com o mar que por vezes parece calmo mas que nos surpreende, é ver no YouTube as várias situações filmadas em que as pessoas são enroladas e não conseguem sair, porque o mar as trás más as leva de novo. Compreendo essa preocupação.
      Um bom dia e um abraço.

      Eliminar
  4. Sim há muita inconsciência mas na Praia Grande o jovem tinha 16 anos . Na praia ao lado que se chama praia Pequeno no dia anterior foi um homem com 38 anos e este já deveria ter um pouco mais juízo...embora não goste nada de fazer julgamentos! O que não gosto nada é a falta de cumprimento de regras seja no que for.
    E lá andam todas as forças de segurança no seu árduo trabalho !
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita inconsciência, sim. É ver as pessoas à sombra das falésias com os letreiros a indicar PERIGO e depois de já ter havido acidentes fatais.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Sem dúvida alguma, um poema a maior parte das vezes são os desabafos que não se consegue expressar verbalmente, e tentamos preencher para o papel. Assim tentando que alguém nos entenda!
    Boa Tarde. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito da foto." Um poema / é o desejo de ser ouvido" Se o poeta o diz deve ser verdade. Eu que não sou poeta (por muito que gostasse de o ser) sempre pensei nos poemas dessa maneira.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devia tentar, nos seus livros já encontrei poemas.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. O Poema

    São as palavras derramadas
    Sobre uma folha de papel cândida
    Com todos os sentires do Poeta
    ;)

    ResponderEliminar