Foto de Daniel Filipe Rodrigues




É simples estar vivo
e ter uma casa branca 

Demora-te na pintura da tua casa 
deixa-te embalar pelo canto das cigarras 
os machos procuram fêmeas 
com o instinto do seu canto
é o verão que te acorda estranho 
como um poema enérgico. 
Demora-te na pintura da tua casa 
ela é a representação da tua vida 
mais um ano de espera 
e o cheiro da cal de novo. 
Demora-te na pintura da tua casa 
uma camada e outra camada 
sobre os desgostos e os remorsos 
sobre as paixões e o esquecimento. 
Demora-te na pintura da tua casa 
num branco sem nada 
depois diz a toda a gente 
que aí já não há ninguém e 
essa será a simplicidade de estares vivo.




24 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer12 de junho de 2023 às 00:40

    Com o calor as minhas pequenas células cinzentas, estão a ficar amarelas, portanto não se admire com a absurdidade do meu comentário. Ter uma casa branca, é quase que lavar as mãos de qualquer responsabilidade = isento de culpa „uma camada e outra camada sobre os desgostos e os remorsos …“

    Lindíssima fotografia.
    O jardim quase que parece o meu jardim.
    Parece mal tratado, mas é ideal para o ambiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o texto de hoje permite várias e indeterminadas interpretações. A sua é perfeitamente admissível.

      Eliminar
  2. Seu poema e a fotografia me faz lembrar a música gostosa que fala :
    ' Eu queria ter na vida, simplesmente um lugar de mato verde pra
    plantar e pra colher .Ter uma casinha branca de varanda
    Um quintal e uma janela Para ver o sol nascer' …
    É assim ,L essa 'simplicidade de estar vivo'.
    Estou demorando na pintura da minha,mas chego lá rsrs
    Meu abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Umas vezes melhor outras menos bem, cuidaremos da nossa casa. É simples estar vivo mas menos simples usar a vida convenientemente.
      Um abraço boa semana.

      Eliminar
  3. Ao ler-te e ver a magnífica fotografia, não sei porquê lembrei-me da canção "De volta pro meu aconchego de Elba Ramalho"
    "Estou de volta pro meu aconchego
    Trazendo na mala bastante saudade
    Querendo um sorriso sincero, um abraço
    Para aliviar meu cansaço
    E toda essa minha vontade"(...)
    Gostei muito de vir aqui!
    Abraços e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos desejam ter a sua casa e que ela seja o lugar onde guardam a sua vida.
      Bom Dia.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. "É simples estar vivo e ter uma casa branca". Esta afirmação pode ser uma metáfora da condição humana, lembrando-nos as nossas limitações, mas atendendo também ao que é a responsabilidade que temos de cuidar dos lugares onde se desenrola a vida, camada a camada. A casa é linda. O jardim também.
    Tudo de bom meu Amigo Luiz.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os comentário dos meus leitores vão valorizando a publicação. É o caso, também, da sua interpretação que hoje, tão pormenorizadamente, dedicou ao meu texto.
      Boa semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Em todos os meus 5 (cinco) blogues, me derreto todo em homenagem ao Dia dos namorados. !2 de junho é data mágica para que acredita que o AMOR É TUDO que, vale a pena insistir,apostar todas as fichas e ter a certeza que se você não ama e nem sequer,valoriza e respeita sua amada,seus dias serão cada vez menos interessantes!!!
    Vem comigo, aos meus blogs, dizer que sua vida é muito interessante.
    Um abração carioca

    ResponderEliminar
  6. Em todos os meus 5 (cinco) blogues, me derreto todo em homenagem ao Dia dos namorados. !2 de junho é data mágica para quem sequer,valoriza e respeita sua amada,seus dias serão cada vez menos interessantes!!!
    Vem comigo, aos meus blogs, dizer que sua vida é muito interessante.
    Um abração carioca

    ResponderEliminar
  7. Jaime Portela deixou um novo comentário na mensagem "":

    E quanto mais demorado, melhor... porque para ter uma vida longa, é preciso que a casa nunca esteja realmente acabada.
    Magnífico poema, gostei de ler.
    Boa semana, caro amigo Luís.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos pintando branco sobre branco... com paciência.
      Boa semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Já não me posso dar ao luxo de pintar seja o que for... Pinto palavras que. para mim, têm uma cor por cada letra, sempre a mesma cor para uma mesma letra, desde que me lembro de ser eu... Talvez more nos meus poemas.

    Forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há cor no que escreve. Muito ou pouco, as limitações vão-se instalando em nós
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Pintar as casas da vida é como pintar o coração de amor. Poema encantador que me deliciou ler
    *
    Uma Santa e feliz semana.
    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa casa, alvo da nossa atenção, procurando sempre melhorá-la.
      Boa semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Las paredes blancas, son muy representativas, en mi tierra. Suele hacer mucha calor y es una manera de repeler el calor.

    Que tengas una feliz semana. Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. En el sur de Portugal las casas también son blancas por el mismo motivo. Un abrazo.

      Eliminar
  11. O mau é quando se borra a pintura toda. Lol.
    Belo poema
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  12. © Piedade Araújo Sol (Pity) deixou um novo comentário na mensagem "":

    Uma casa pintada de branco terá sempre a sensação de paz.
    Viver é bom!
    Um poema sensível.
    :)

    ResponderEliminar