Gravura de Os Meninos Gordos - 1842



Os vizinhos


Todos os habitantes do meu prédio 

são gordos

homens e mulheres 

com grande largura de ombros e de ancas

de tal modo 

que quando sobem a escada

ninguém pode descer

e quando descem a escada

ninguém pode subir

as mulheres

por terem os seios lançados para a frente

têm de desviar-se da árvore-de-borracha

que a gorda vizinha do segundo andar

tem num vaso também gordo


todos os habitantes do meu prédio 

são gordos

razão por que não fazemos reuniões 

de condomínio nos pequenos espaços 

das nossas casas ___ telefonamos

uns aos outros e combinamos tudo

incomoda-me que

todos os habitantes do meu prédio 

sejam gordos porque eles se acham

saudáveis e quando me vêem 

à porta da minha casa à espera 

que passem para eu poder sair

olham fixamente para mim

que sou magro e perguntam

então, o vizinho está melhor? 

ao que eu respondo a desconversar

obrigado igualmente! 

por isso mesmo não sei

quando me perguntam

o vizinho está melhor? 

se se referem à minha magreza

ou ao meu estado mental


não posso mudar de casa

e vivo com receio de começar a engordar.





23 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer1 de maio de 2024 às 00:25

    ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DA IDADE?
    Embora na fotografia só veja adolescentes gordos.
    De qualquer jeito, um poema que me fez rir.

    Tenha cuidado e não comece a engordar, porque a gordura não dá formosura.

    ResponderEliminar
  2. Ah, ah...não acredito que tal prédio exista! Mas também me causa incomodo a gordofobia. Para mim podem ser de todos os tamanhos e feitios desde que sejam boas pessoas e não tenham em casa animais chatos ou perigosos!

    ResponderEliminar
  3. Um poema que me fez rir imenso com o teu azar:))) Muito bom:))
    Beijos e um bom feriado

    ResponderEliminar
  4. Excelente e hilariante.
    Pois no meu prédio, com 13 apartamentos, não sei se os meus vizinhos são gordos ou magros. Lamentavelmente, ou talvez não, transparentes sei que são.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, os meus teimam em não ser transparentes, são poluidores em todos os sentidos.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Um poema interessante e que me fez sorrir... Sofri imenso quando diziam que "estava gorda" e agora acham que estou "magra demais"...
    Mas o importante é respeitar e saber respeitar e por vezes, isso falha e muito...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo gordos como uma forma de mostrar que não gosto deles.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Não considero o texto uma critica aos gordos , mas sim uma forma de brincar com eles.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso é mais uma forma de desagrado, vivo num condomínio de gente estranha e desrespeitosa.

      Eliminar
  7. Pelo que de si vou conhecendo através da sua poesia, pintura e incontáveis gestos de amabilidade - e já lá vão anos... - nada tem a temer, nunca "engordará"!

    Sou uma sortuda no que respeita a vizinhos. Posso não os conhecer muito bem, mas são todos muito amáveis e simpáticos.
    Sobraram muito poucos daquela "ocupação" inicial, quando o prédio nasceu, em 1973 e há um que estará sempre entre os muitos que habitam a imensa "cidade dos meus mortos".

    Feliz 1º de Maio e um forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sensibilizado com o seu comentário. É muito animador, depois de quatro anos por aqui, contar com o afecto literário de pessoas que aprendi a estimar, tal como a Maria João diz, através da poesia.
      VIVA O 1°DE MAIO!!!
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Achei o poema com muito humor.
    E saio a sorrir...

    ResponderEliminar
  9. Lembra-me G.Dépardieu no papel de Cyrano de Bergerac...
    Feliz 1º de Maio.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar

  10. Esses seus vizinhos devem mesmo andar a dar-lhe cabo da paciência.
    Já é a segunda vez que têm direito a poema e tudo...
    Desta vez levam com a gordurança que têm e a que não têm , toda em cima... : )))
    Nesse prédio é tudo gordo...até o vaso da vizinha do 2º Esq. Eheheheheh
    O que este texto me fez rir!
    Vire-se mais vezes para textos bem humorados, leva jeito para isso. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este seu comentário é hilariante. A vizinhança é uma praga.
      Obrigado.

      Eliminar