Foto de Daniel Filipe Rodrigues



O jardim da memória no Outono


Falo do Outono como se fosse

um conhecedor dos caminhos invisíveis da terra

como se da janela que tenho para o jardim da memória 

não temesse a escuridão quando ela chega

mas temo

confesso


ao confessar isto para mim próprio 

procuro um encontro com a beleza

ou seja

uma noite de Outono pode ter um tom cálido 

e sons de cores ténues 

que tornam a escuridão um soluço de surpresa


assim a imaginação corre pelas cores

ou pela ausência delas e pelos sons dentro

como se me tivessem crescido asas

na parte mais plana e oculta do meu espírito 

falo do Outono

junto-me ao coro de borboletas luminosas


e aprendo com elas a construir o lugar

onde me abrigo até renascer

no dia que se segue ao escuro deste Outono

no meu jardim da memória 

tudo afinal está dentro de nós 

e procria.






16 comentários:

  1. O outono lembra um entardecer. Ou uma noite em tom cálido, como dizes.
    Tudo fica mais pungente , o sol declina mais cedo e fica mais gentil.
    Seu jardim da memória parece com o meu, Luís com a imaginação à solta .
    Te mando abraços ( a fotografia é muito 'gira' _como dizem vocês).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Outono é um lugar poético que só descobrimos quando entramos nele.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Um poema muito belo.
    As palavras correm suaves e
    com uma musicalidade própria.
    Gosto do Outono.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Nesta quarta-feira chuvosa, escura, triste anseio o VERÃO 🌻
    Mesmo assim, gostei de ler este hino ao OUTONO 🍂
    Outonais de um inverno que se aproxima do poeta.
    A maravilhosa fotografia, que mais parece uma pintura, fascina em qualquer estação do ano,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Inverno ainda está longe e ainda assim será substituído por um longo Outono.

      Eliminar
  4. Boa tarde Luís,
    O outono tem essa magia de dourar e iluminar os dias mais escuros.
    E há sempre um outono nas nossas memórias que renasce nos instantes mais sombrios da vida.
    Belíssimo piema!
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Outono pode durar uma vida inteira... e não é menos belo por isso.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Gosto das cores e brilhos e aromas da Primavera. O Outono eu empurro para o fim das preferências, perdão, do caminho.
    Foto ou pintura, um encanto.
    Beijo. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Outono também se pode transformar numa Primavera tardia.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. VENTANA DE FOTO deixou um novo comentário na mensagem "":

    El otoño es una estación muy nostálgica y eso se advierte en las letras de tu escritos. Aquí estamos metidos en un intenso verano, en donde estamos padeciendo temperaturas bastante calurosas.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  7. Elvira Carvalho deixou um novo comentário na mensagem "":

    Pessoalmente eu não gosto do Outono. Reconheço que o Outono apresenta as mais belas cores para inspiração de poetas e pintores, mas é a pior época para a minha saúde. Das 12 cirurgias a que já fui submetida, 10 aconteceram em Outubro e Novembro. A foto é lindíssima.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo que para a Elvira o Outono seja um período do ano de descoloridas recordações.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  8. O Outono é uma estação de melancolia e memórias.
    O Poeta gosta dessa estação.
    A foto está muito boa.

    ResponderEliminar