Foto de Daniel Filipe Rodrigues




Como se nada fosse grave


Ganhei coragem para te dizer 

que há em ti algo de trágico 

esse sorriso contido

esse brilho no peito

a insistência com que te perfumas

a insegurança que provocas

quando gaguejas ___ 

___ é uma ameaça telúrica 

ao meu edifício emocional 

situado no mapa irregular onde vivo


Recolho-me então ao meu espaço 

opaco onde poupo a voz ___ sem vontade

e escondo-me entre as páginas de poesia

dos poetas que me acolhem


Ficaram pelo chão 

as nossas bocas abertas

nas paredes as manchas

da nossa falta de vontade

tudo o que a cidade não conhece

e que nos saúda

como se não fosse grave

haver em ti algo de trágico.




 

12 comentários:

  1. A fotografia, se vista parcialmente, poderia servir para homenagear TINA TURNER. Já as palavras, talvez não tanto! Não vejo esta Mulher que, nos anos 80, aos cinquenta anos, calçando sapatos de salto alto, trepou pela Torre Eiffel. Sem vertgens, sem medo, sem rede de protecção...
    E, daí...quem sabe se as bocas abertas não fossem de espanto e a Cidade Luz brilhasse por ela?
    Quero acreditar que sim.

    Para perceber melho clique no nome da Diva.

    ( Anónimo, mas pouco...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi desígnio do autor escrever sobre Tina Turner, embora lamente a perda de mais alguém que deu cor musical à sua (do autor) vida.

      Eliminar
  2. Rogério V. Pereira25 de maio de 2023 às 13:16

    Contraponto: COMO SE TUDO FOSSE GRAVE...

    Solto-me então ao meu espaço
    transparente onde coloco a voz ___ com vontade
    e erguendo-me entre as páginas de prosa
    dos pensadores que me acolhem

    e libertam!

    ResponderEliminar
  3. Um poema de amor real, não desse amor ideal que tanto se canta por aí.
    Claro que gostei muito e que entendo quão grave é descobrirmos esse "algo de trágico" em alguém que amamos, ou amámos.

    Forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre se tem a lucidez, ou o acaso de se descobrir.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. VENTANA DE FOTO deixou um novo comentário na mensagem "":

    Cuando hay sospechas, algo de verdad habrá.

    ResponderEliminar
  5. Algo de trágico não é grave.
    Algo de tedioso é que é grave, muitíssimo grave.

    A fotografia é algo trágica e absolutamente fenomenal‼️

    ResponderEliminar